A cirurgia para fechamento de hérnia com menor risco de recidiva e menor dor pós-operatória é a que se utiliza próteses (tela) para o fechamento da hérnia e reforço da musculatura, sem tensão. Esse é considerado o “padrão de ouro”.
👉 A operação pode ser feita em cirurgia aberta por corte ou via laparoscopia.
💢 Cirurgia aberta: ainda é a técnica mais utilizada atualmente e apresenta como principais vantagens que pode ser realizada com anestesia local e sedação, tem pequeno risco de complicações graves e o custo é menor. Entre as desvantagens estão maior dor pós-operatória, maior tempo de recuperação e maior risco de complicação da ferida operatória, incluindo infecção.
💢 Cirurgia laparoscópica: consiste na cirurgia feita por meio de pequenas incisões (“furinhos”). Nesses casos é insuflado um gás no interior do abdome do paciente com objetivo de criar espaço para que o cirurgião utilize pequenos instrumentos e corrija a hérnia com sutura e/ou colocação da tela. Entre as vantagens da técnica estão a recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória, retorno mais rápido às atividades e menor risco de complicação de ferida operatória.
Entre as desvantagens estão a necessidade de anestesia geral, os altos custos e o maior risco de complicações graves.
A avaliação com um cirurgião experiente é fundamental para avaliar cada caso de maneira individual e definir qual a melhor técnica para cada paciente ‼
Matéria compartilhada do site da SBHernia, para ver o texto original clique aqui!