Nutricionista CRN3 46933
Um estudo recente mostrou que alguns compostos bioativos de alimentos podem ajudar a prevenir ou combater o câncer de estômago [Símbolo] o 3º mais frequente em homens e o 5° entre as mulheres no Brasil.
De acordo com o estudo, esses compostos podem proteger contra o câncer de estômago por serem reguladores naturais da atividade de proteínas conhecidas como histonas. Essas proteínas formam um complexo que funciona como um núcleo proteico, que permite compactar o DNA e acomodá-lo no interior das células. Uma modificação química dessas histonas pode afetar a compactação do DNA e, consequentemente, a expressão dos genes.
Portanto, esses compostos podem favorecer a ativação ou a repressão de genes envolvidos no desenvolvimento do câncer de estômago por meio da regulação das histonas.
Esses compostos bioativos são:
– Curcumina: encontrada na cúrcuma ou açafrão-da-terra (tempero amarelo em pó que usamos na culinária);
– Colecalciferol: um tipo de vitamina D (tomar sol por 15 minutos todos os dias!);
– Resveratrol: encontrado nas sementes de uvas e no vinho tinto;
– Quercetina: encontrada em maçãs, brócolis e cebolas;
– Butirato de sódio: um gás gerado pela fermentação das fibras alimentares (aveia, farelo de trigo, frutas em geral) na nossa flora intestinal.
Portanto, ter uma alimentação saudável é sempre a melhor opção!
Fonte:
Calcagno DQ, Wisnieski F, Mota ER, Maia de Sousa SB, Costa da Silva JM, Leal MF, Gigek CO, Santos LC, Rasmussen LT, Assumpção PP, Burbano RR. Role of histone acetylation in gastric cancer: implications of dietetic compounds and clinical perspectives. Epigenomics. 2019 Jan 23;11(3):349-62.